CJT - O Novo Site Do ISCAP
Este artigo pretende criticar construtivamente a nova página do ISCAP. Não é intenção estar por aqui a "armar-me aos cucos", a intenção é apenas a de analisar as coisas conforme eslas estão na actualidade: muito melhores e com oportunidade de melhorar ainda mais.
.
O ISCAP renovou o site - e fez muito bem. O antigo estava gasto, era lúgrube, tinha informação confusa e o acesso a esta era difícil.
.
O novo site está bem melhor. Mais funcional, com uma leitura fácil e a fazer os olhos circularem pela pela página, aparenta levar o rato a clicar nas mais diversas ligações. Tem um desenho sóbrio mas aprazível e não exagera nos flashes e quadros dinâmicos.
No entanto, creio poderem ainda acabar algumas obras e aprimorar alguns acabamentos.
.
Uma das primeira coisas a fazer, a meu ver, seria a redistribuição da página: a coluna da direita, com menos informação, está desproporcionalmente mais larga em relação à central, com mais informação.
.
Uma das novidades que poderá ser um dos mais valiosos contributos para a obtenção de informação actualizada por parte dos Alunos e demais públicos é o formulário de subscrição de e-mail. E, reparem, não digo "a possibilidade de subscrição de notícias por e-mail". Falo apenas do formulário que, por agora, é a única coisa que consegui conhecer. Já o preenchi há uns dias [na data da "inauguração" do novo site] e, até agora, ou não houveram novidades ou aquilo não funciona.
.
Ainda na página inicial, o site oferece-nos uma agenda, ou o resumo desta, que nos informa das datas e eventos mais recentes. E por recentes entenda-se os futuros e os passados. Nada contra isto mas, se é certo que podemos ficar a saber o que se irá passar no Infocomm 2007, também é certo que ficamos sem saber o que se passou na Semana Internacional do ISCAP pois, em vez de o site apresentar uma reportagem acerca do que se passou, apresenta unicamente o programa... passado. Mais uma curiosidade acerca deste módulo da página principal é o facto de os eventos se apresentarem em sequência cronológica descendente, quando deveria acontecer o inverso.
.
Entretanto, os principais serviços OnLine dedicados aos utentes do Instituto estão agora bem localizados e identificados, não sendo necessário recorrer à antiga barra lateral que era mais um engarrafamento de informação que uma ferramenta de acesso. E ainda por cima, este módulo ficou bonito. Creio que é mesmo a primeira coisa para onde olhamos em toda a página. Ficou bem onde está, mesmo ao lado das notícias.
.
O bloco central do site está muito bem estruturado. Apresenta uma imagem aleatória que muda a cada pageload [pessoalmente, preferiria que esta fosse mudando em forma de apresentação enquanto a página está carregada] e a barra de links no topo deste módulo faz a vista percorrer a página em "F".
Por sua vez, a barra de links vai dar a páginas com diferentes tipos de informação mas com uma característica comum: nenhuma delas possui um link de "forward", "go to" ou "vá para". Somos obrigados a subir o rato uma vez mais para a barra de links, o que, como todos sabemos, é uma trabalheira desgraçada. Como nota curiosa podemos verificar que as páginas acedidas a partir dos títulos do módulo "Em Destaque", apresentam o link "Voltar" mas não apresentam o link "Seguir para o próximo destaque"... ou coisa assim. Isto é, se quisermos ler o próximo, temos que voltar à página inicial.
.
O módulo "Notícias" funciona à semelhança do "Agenda" com excepção de não existir um critério cronológico, o que também não faz falta alguma. Por sua vez, a barra lateral está bastante simplificada na sua utilização e o acesso aos variados módulos que a compõe é completamente diferente do que se podia esperar ao aceder ao antigo site. Esta é uma das melhores modificações que este site teve. Apenas um reparo: a utilização de siglas e acrónimos não é aconselhável num site que se espera aberto aos diversos públicos e não só ao público interno. Coisas como "I&D no ISCAP" não significam nada. Ainda por cima, acedendo a essa página, encontramos por lá títulos como "CEI", CEISE/STI", "PAOL", etc. Poderão existir utentes do ISCAP que estejam familiarizados com essas siglas [?] mas decerto que outros não estarão e, num site, coisa que não se compreende é rejeitada logo à partida.
.

.
O novo site está bem melhor. Mais funcional, com uma leitura fácil e a fazer os olhos circularem pela pela página, aparenta levar o rato a clicar nas mais diversas ligações. Tem um desenho sóbrio mas aprazível e não exagera nos flashes e quadros dinâmicos.
No entanto, creio poderem ainda acabar algumas obras e aprimorar alguns acabamentos.
.
Uma das primeira coisas a fazer, a meu ver, seria a redistribuição da página: a coluna da direita, com menos informação, está desproporcionalmente mais larga em relação à central, com mais informação.
.

.

.

.

.

.
O cabeçalho está engraçado e não há nada a apontar.
.

.
Por último, alguns pequenos detalhes: a existência de link directo para o e-mail é coisa boa para spammers. A inclusão de um formulário de e-mail seria o ideal, especialmente se este puder trabalhar com filtros.
.
Uma outra coisa boa seria a inclusão de um Feed RSS ou Atom. Para pessoas que não têm muito tempo a perder e para outras que, tendo um blog como este, gostam de ter as últimas actualizações dos seus sites preferidos ali mesmo, expostas na barra lateral.
.
Por fim, uma nota que considero de muita importância: o ISCAP é feito pelos seus Docentes, Pessoal e Alunos. Não se compreende pois que a página da Associação de Estudantes esteja em domínio próprio. Suponho que seria muito mais engraçado ver a página no domínio iscap.ipp.pt e as suas novidades na página principal.
Isto, claro está, para nem falar nos blogs de cursos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário