CJT - E Acerca Dos Blogs?


Tem sido uma pergunta feita nos mais variados lugares. Aparentemente os especialistas que estiveram presentes nas sessões promovidas pelo ISCAP - nas de Comunicação Empresarial e no Isculturap - desvalorizam esta ferramenta como meio de trabalho. Quanto a mim [e mais meia dúzia de milhões de pessoas], isso é um erro crasso.

Na realidade, são cada vez mais as empresas que optam por esta ferramenta para obter visibilidade e interactividade com os seus públicos. Existem blogs corporativos ou empresariais que operam tanto para os públicos externos como internos e que se regem pelas regras comuns da blogosfera.

Outras empresas que vão apostando nos blogs como ferramenta potenciadora de interactividade são os Jornais. Por muito que custe aos representantes da classe que desvalorizaram completamente esta actividade numa das reuniões promovidas pelo ISCAP, a verdade é que essa desvalorização representa nada mais que uma perigosa forma de autismo. Já não chegava os principais jornais mundiais e nacionais oferecerem esta plataforma aos seus jornalistas. Agora os jornais, como e E-xpresso, definitivamente electrónicos, oferecem a possibilidade de "rápida publicação de qualquer notícia num blog". Isto quer dizer algo, não?

Mas a comunicação empresarial ou institucional na blogosfera não está entregue apenas às empresas que utilizam esta plataforma. Os bloggers podem entrar na festa e, eles próprios, fazerem trabalhos para as empresas. Toda esta actividade é explicada pelo Darren Rowse no seu "Problogger".

Toda esta situação poderá ser alterada pela introdução da Web2.0, uma forma mais social de partilha de conteúdos. Mas, mesmo para o caso, existem já empresas a conceber módulos de trabalho para que as empresas e colaboradores não percam a "embalagem". Coisas como SocialText, Wiki, RSS, SEO, etc., são ferramentas com que as empresas terão que conviver e as mais preparadas têm já gente a trabalhar no assunto em, pelo menos, metade do tempo diário de trabalho. Existem mesmo empresas como a SixApart que concebem ferramentas de blogging específico para organizações, baseadas no TypePad ou no MovableType, oferecendo inclusivamente os seus próprios serviços de publicidade.

Mas, para começar, nada disto é necessário. Basta uma ferramenta grátis de publicação, como o Blogger, o Wordpress, o SAPO, ou o Blog.com, entre tantas outras, para dar início às hostilidades.

Vejam este, por exemplo... que um dia destes é institucional... Ah... e, já agora, Goooooglem. Vão ver que encontram muita coisa!!!

Mais tarde havemos de ler mais alguma coisa acerca deste assunto.

Nenhum comentário: